A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica no Brasil. Ela serve como referência para a elaboração dos currículos escolares em todo o país, tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Ao planejar atividades pedagógicas, é fundamental que os professores considerem a BNCC como base para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Isso garante que as atividades estejam alinhadas aos objetivos educacionais do país e que os estudantes desenvolvam habilidades que os preparem para a vida em sociedade.
Neste artigo, discutiremos a importância de planejar atividades alinhadas à BNCC e algumas estratégias para fazê-lo de forma eficiente.
Por que planejar atividades alinhadas à BNCC?
O planejamento de atividades alinhadas à BNCC é fundamental para garantir que os estudantes desenvolvam as habilidades e competências que são esperadas deles ao longo da Educação Básica. Quando as atividades não são alinhadas à BNCC, há o risco de os estudantes não estarem aprendendo o que é necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, quando as atividades são planejadas levando em conta a BNCC, elas se tornam mais significativas e contextualizadas, o que aumenta o engajamento e a motivação dos estudantes. Isso é importante porque estudantes engajados e motivados têm um desempenho melhor e aprendem mais.
Estratégias para planejar atividades alinhadas à BNCC
A seguir, apresentamos algumas estratégias que os professores podem usar para planejar atividades alinhadas à BNCC:
1 – Entenda as competências e habilidades da BNCC
O primeiro passo para planejar atividades alinhadas à BNCC é entender as competências e habilidades que são esperadas dos estudantes em cada etapa da Educação Básica. Isso significa ler e estudar a BNCC e identificar quais são as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada série e em cada disciplina.
2 – Identifique as necessidades dos estudantes
O segundo passo é identificar as necessidades dos estudantes em relação às competências e habilidades da BNCC. Para isso, os professores podem aplicar avaliações diagnósticas e observar o desempenho dos estudantes em atividades prévias. Com essa informação em mãos, é possível identificar as áreas em que os estudantes precisam de mais apoio e desenvolver atividades que os ajudem a alcançar as habilidades e competências desejadas.
3 – Planeje atividades que integrem as disciplinas
A BNCC é um documento que valoriza a interdisciplinaridade. Isso significa que as habilidades e competências devem ser desenvolvidas de forma integrada, não isolada. Por isso, é importante planejar atividades que integrem as disciplinas, permitindo que os estudantes aprendam de forma contextualizada e significativa.
4 – Utilize metodologias ativas de ensino
As metodologias ativas de ensino colocam os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem. Elas
valorizam a participação ativa dos alunos, estimulando a curiosidade e a criatividade, além de favorecer a construção do conhecimento de forma mais significativa e contextualizada.
Para planejar atividades alinhadas à BNCC, é importante considerar a utilização dessas metodologias, como por exemplo:
Aprendizagem baseada em projetos:
essa metodologia propõe que os estudantes desenvolvam um projeto a partir de uma problemática ou questão que os instigue, aplicando conhecimentos e habilidades adquiridos em diferentes disciplinas. O professor atua como um facilitador e orientador do processo, promovendo debates e reflexões para que os alunos possam construir o conhecimento de forma colaborativa.
Aprendizagem cooperativa:
nessa metodologia, os alunos trabalham em grupo para alcançar um objetivo comum, valorizando a troca de experiências e a construção do conhecimento de forma colaborativa. O professor atua como um mediador e incentivador do trabalho em equipe, promovendo a reflexão e a avaliação das estratégias adotadas pelos grupos.
Aprendizagem baseada em problemas:
essa metodologia propõe que os alunos trabalhem a partir de um problema ou desafio que deve ser solucionado por meio da aplicação de conhecimentos e habilidades adquiridos em diferentes disciplinas. O professor atua como um facilitador do processo, promovendo a reflexão e o debate para que os alunos possam construir o conhecimento de forma colaborativa e contextualizada.
Utilize recursos tecnológicos
Os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados no processo de planejamento de atividades alinhadas à BNCC. Eles podem ajudar a enriquecer as experiências de aprendizagem, tornando-as mais significativas e contextualizadas.
Algumas possibilidades são:
Jogos educativos:
os jogos podem ser uma forma lúdica e divertida de aprendizagem, favorecendo a motivação e o engajamento dos alunos. Existem diversos jogos educativos disponíveis na internet que podem ser utilizados para ensinar conteúdos relacionados à BNCC.
Vídeos educativos:
os vídeos podem ser uma forma de apresentar conteúdos de forma mais dinâmica e visual, ajudando a despertar a curiosidade e a atenção dos alunos. Existem muitos vídeos educativos disponíveis na internet que podem ser utilizados para enriquecer as atividades pedagógicas.
Plataformas educacionais:
as plataformas educacionais são ferramentas que podem ajudar no planejamento e na realização de atividades alinhadas à BNCC. Elas oferecem recursos como jogos, vídeos, atividades interativas, simuladores, entre outros, que podem ser utilizados para enriquecer as experiências de aprendizagem dos alunos.
Avalie os resultados das atividades
Por fim, é importante avaliar os resultados das atividades pedagógicas planejadas de acordo com a BNCC. A avaliação deve ser entendida como uma ferramenta que ajuda a identificar o que foi aprendido e o que ainda precisa ser aprimorado.
A avaliação pode ser realizada por meio de diferentes estratégias, como por exemplo:
Observação: a observação é uma estratégia que permite ao professor acompanhar de perto o processo de aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades e potencialidades.