A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica no Brasil. Ela serve como referência para a elaboração dos currículos escolares em todo o país, tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ao planejar atividades pedagógicas, é fundamental que os professores considerem a BNCC como base para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Isso garante que as atividades estejam alinhadas aos objetivos educacionais do país e que os estudantes desenvolvam habilidades que os preparem para a vida em sociedade.

Neste artigo, discutiremos a importância de planejar atividades alinhadas à BNCC e algumas estratégias para fazê-lo de forma eficiente.

Por que planejar atividades alinhadas à BNCC?

O planejamento de atividades alinhadas à BNCC é fundamental para garantir que os estudantes desenvolvam as habilidades e competências que são esperadas deles ao longo da Educação Básica. Quando as atividades não são alinhadas à BNCC, há o risco de os estudantes não estarem aprendendo o que é necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, quando as atividades são planejadas levando em conta a BNCC, elas se tornam mais significativas e contextualizadas, o que aumenta o engajamento e a motivação dos estudantes. Isso é importante porque estudantes engajados e motivados têm um desempenho melhor e aprendem mais.

Estratégias para planejar atividades alinhadas à BNCC

A seguir, apresentamos algumas estratégias que os professores podem usar para planejar atividades alinhadas à BNCC:

1 – Entenda as competências e habilidades da BNCC

O primeiro passo para planejar atividades alinhadas à BNCC é entender as competências e habilidades que são esperadas dos estudantes em cada etapa da Educação Básica. Isso significa ler e estudar a BNCC e identificar quais são as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada série e em cada disciplina.

2 – Identifique as necessidades dos estudantes

O segundo passo é identificar as necessidades dos estudantes em relação às competências e habilidades da BNCC. Para isso, os professores podem aplicar avaliações diagnósticas e observar o desempenho dos estudantes em atividades prévias. Com essa informação em mãos, é possível identificar as áreas em que os estudantes precisam de mais apoio e desenvolver atividades que os ajudem a alcançar as habilidades e competências desejadas.

3 – Planeje atividades que integrem as disciplinas

A BNCC é um documento que valoriza a interdisciplinaridade. Isso significa que as habilidades e competências devem ser desenvolvidas de forma integrada, não isolada. Por isso, é importante planejar atividades que integrem as disciplinas, permitindo que os estudantes aprendam de forma contextualizada e significativa.

4 – Utilize metodologias ativas de ensino

As metodologias ativas de ensino colocam os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem. Elas

valorizam a participação ativa dos alunos, estimulando a curiosidade e a criatividade, além de favorecer a construção do conhecimento de forma mais significativa e contextualizada.

Para planejar atividades alinhadas à BNCC, é importante considerar a utilização dessas metodologias, como por exemplo:

Aprendizagem baseada em projetos:

essa metodologia propõe que os estudantes desenvolvam um projeto a partir de uma problemática ou questão que os instigue, aplicando conhecimentos e habilidades adquiridos em diferentes disciplinas. O professor atua como um facilitador e orientador do processo, promovendo debates e reflexões para que os alunos possam construir o conhecimento de forma colaborativa.

Aprendizagem cooperativa:

nessa metodologia, os alunos trabalham em grupo para alcançar um objetivo comum, valorizando a troca de experiências e a construção do conhecimento de forma colaborativa. O professor atua como um mediador e incentivador do trabalho em equipe, promovendo a reflexão e a avaliação das estratégias adotadas pelos grupos.

Aprendizagem baseada em problemas:

essa metodologia propõe que os alunos trabalhem a partir de um problema ou desafio que deve ser solucionado por meio da aplicação de conhecimentos e habilidades adquiridos em diferentes disciplinas. O professor atua como um facilitador do processo, promovendo a reflexão e o debate para que os alunos possam construir o conhecimento de forma colaborativa e contextualizada.

Utilize recursos tecnológicos

Os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados no processo de planejamento de atividades alinhadas à BNCC. Eles podem ajudar a enriquecer as experiências de aprendizagem, tornando-as mais significativas e contextualizadas.

Algumas possibilidades são:

Jogos educativos:

os jogos podem ser uma forma lúdica e divertida de aprendizagem, favorecendo a motivação e o engajamento dos alunos. Existem diversos jogos educativos disponíveis na internet que podem ser utilizados para ensinar conteúdos relacionados à BNCC.

Vídeos educativos:

os vídeos podem ser uma forma de apresentar conteúdos de forma mais dinâmica e visual, ajudando a despertar a curiosidade e a atenção dos alunos. Existem muitos vídeos educativos disponíveis na internet que podem ser utilizados para enriquecer as atividades pedagógicas.

Plataformas educacionais:

as plataformas educacionais são ferramentas que podem ajudar no planejamento e na realização de atividades alinhadas à BNCC. Elas oferecem recursos como jogos, vídeos, atividades interativas, simuladores, entre outros, que podem ser utilizados para enriquecer as experiências de aprendizagem dos alunos.

Avalie os resultados das atividades

Por fim, é importante avaliar os resultados das atividades pedagógicas planejadas de acordo com a BNCC. A avaliação deve ser entendida como uma ferramenta que ajuda a identificar o que foi aprendido e o que ainda precisa ser aprimorado.

A avaliação pode ser realizada por meio de diferentes estratégias, como por exemplo:

Observação: a observação é uma estratégia que permite ao professor acompanhar de perto o processo de aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades e potencialidades.